terça-feira, 6 de julho de 2010

Plano de Negócios Moderno - Seth Godin

Não há maior prazer do que servir!

Posted: 05 Jul 2010 02:59 PM PDT

Mais um excelente post do Seth Godin (redundante falar isso né).

Post Original: Seth's Blog: The modern business plan


Não é claro para mim o motivo dos planos de negócios serem como são, na verdade, eles ofuscam, entediam e mostram habilidades apenas para atender as expectativas.

Para saber a verdade sobre um negócio e para onde ele está indo, eu prefiro ver outra coisa.

Eu divido um plano de negócio moderno em 5 seções:

  • Verdade

    Descreve o mundo como é. Faça observações, mas fale sobre o mercado em que estará entrando, as necessidades que já existem, os competidores, padrões tecnológicos, como outros obtiveram sucesso e fracasso no passado. Quanto mais específico melhor [...]

    O ponto é ter certeza de que sua visão de mundo é lúcida, e que eu e você concordamos com ela. Essa seção não tem partido, não toma posição, apenas mostra as coisas como são.

    Demore o quanto for necessário. Pode incluir planilhas, análises de participação no mercado e qualquer coisa que preciso saber sobre como o mundo funciona.

  • Afirmações

    Esta seção é sua chance de descrever como você mudará as coisas. Nós faremos X, e então Y irá acontecer. Vamos construir Z com este tanto de dinheiro e em tanto tempo. Vamos apresentar Q ao mercado e o mercado responderá tomando essa ação.

    Esse é o coração do plano de negócios moderno. A única razão para lançar um projeto é mudar algo, e eu quero saber o que você irá fazer e qual impacto isso terá.

  • Alternativas

    Claro, a seção de Afirmações ficará incorreta. Você fará previsões que não vão virar. Você irá errar orçamentos, prazos e vendas.

    Nesta seção você irá me dizer o que fará se isto acontecer. Quanta flexibilidade possui seu produto ou equipe? Se suas previsões não virarem, está tudo acabado?

  • Pessoas

    Esta seção destaca o elemento chave... quem está na sua equipe, quem irá fazer parte dela. "Quem" não significa o currículo, mas sim as atitudes, habilidades e histórico de entregas.

  • Dinheiro

    Quanto irá precisar, como irá gastar, como será o fluxo de caixa, P&Ls, balanços, margens e estratégias de saída.

O seu VC local pode estranhar o formato, mas eu garanto que ajudará sua equipe a pensar nas dificuldades com mais clareza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário de forma que todos possam entender seu pensamento, não cerníamos ninguém que queira manifestar-se sobre qualquer assunto, portanto seja sucinto e direto, obrigado!